PLANO DE ENSINO PARA PRÉ-ESCOLA - 5 anos
1-COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
· Linguagem Oral
- narrar histórias conhecidas;
- interpretar e reproduzir histórias oralmente;
- ampliar seu vocabulário e aprimorar sua fluência verbal – concordância;
- cantar músicas conhecidas ou inventadas;
- contar, recontar e reinventar histórias, a partir de situações vividas ou criadas;
- expressar sentimentos, interesses pessoais, e opiniões durante as conversas informais e formais;
- valorizar e empregar o diálogo como forma de explicitar conflitos e tomar decisões coletivas;
- conhecer diferentes modalidades de linguagem: poesia, quadrinha, provérbio, narração, piada, brinquedo cantado, advinhas, trava-línguas, parlendas.
· Linguagem Escrita
- perceber a escrita como representação da fala e as letras como representação dos fonemas;
- compreender que os caracteres da escrita correspondam a valores menores quais sílabas (antecipação quantitativa );
- compreender que a letra que inicia cada escrita não é fixa nem aleatória: é uma das letras que corresponde ao valor sonoro da primeira sílaba da palavra;
- elaborar sistematicamente uma análise dos fonemas das palavras que vai escrever;
- conhecer, identificar e nomear as letras do alfabeto de forma contextualizada;
- produzir a escrita no nível alfabético;
- reconhecer e compreender a função social da língua escrita;
- construir diferentes textos: informativos, narrativos, jornalísticos, literários e do seu cotidiano;
- identificar e produzir palavras, frases com sílabas simples
· Obs: Apresentar à criança todos os tipos de letra de maneira contextualizada; porém o trabalho com letra cursiva deverá ser iniciado após a maioria do grupo ter atingido o nível alfabético.
· Linguagem Sonora / Musical
- criar e recriar novas músicas;
- reconhecer tipos de sons naturais, artificiais e ruídos;
- cantar e dramatizar histórias, músicas, etc.
· Linguagem Corporal
- desenvolver a imaginação e a criatividade associadas ao movimento;
- dramatizar de forma criativa;
- dramatizar com recursos: fantoche, sombra, máscaras, livros e marionetes.
· Linguagem Artística
- manipular, criar e construir com diferentes materiais: massa, tinta, argila, papel machê;
- utilizar técnicas plásticas tais como desenho, modelagem recorte, colagem, impressão e pintura;
- produzir desenhos explorando a fase esquemática.
2-RACIOCÍNIO LÓGICO – MATEMÁTICO
Classificação
- agrupar elementos segundo os atributos;
- adquirir noção de pertinência;
- classificar por negação;
- descobrir atributos não evidentes entre objetos;
- perceber características físicas como atributo, e o número de variáveis do atributo levantado.
· Seqüência
- promover situações em que a criança: estabeleça seqüência temporal considerando dias da semana, semana do mês, meses do ano e ano.
· Seriação
- organizar séries de elementos segundo seus atributos em ordem crescente e decrescente;
- quantificar séries;
- realizar construção conjunta de várias séries.
· Medida
- comparar comprimentos / capacidade / altura / distância e peso dos objetos, utilizando diferentes recursos ( corpo, barbante, passos, régua, etc. );
- realizar construções no mesmo nível de um modelo;
- realizar construções em desnível.e)Tempo· promover situações em que a criança estabeleça relações de temporalidade considerando espaço e tempo vivido e percebido (ontem, hoje e amanhã).
· Espaço
- favorecer situações em que a criança possa identificar e comparar a situação dinâmica dos objetos / pessoas em relação aos conceitos de lateralidade, posição e distância.
· Número
- compreender a funcionalidade da escrita dos numerais ( talão de cheques, telefone, placa de carro, etc. );
- identificar signos numéricos;
- reconhecer e corresponder quantidades;
- corresponder numerais às quantidades;
- identificar diferentes formas de agrupamento;
- pensar e verbalizar logicamente um determinado fato ou operação;
- identificar, concretamente, a adição como situação- problema que envolve a idéia de juntar;
- identificar concretamente, a subtração como situação-problema que envolve a idéia de tirar, comparar ou de completar;
- identificar, concretamente a divisão como situação-problema que envolve a idéia de separar uma coleção em grupos, com o mesmo número de objetos.
3-CIÊNCIAS SOCIAIS
· Grupo Social
- reconhecer suas possibilidades em casa e na escola;
- conhecer percurso de casa até a escola;
- identificar as relações existentes entre as pessoas ( parentesco, amizade, trabalho estudo);
- identificar a origem da família e procedência;
- conhecer aspectos da vida rural e urbana;
- perceber a existência de diferentes modelos de família e de diversos valores e costumes;
- compreender a história da escola, a organização e funcionamento da mesma;
- demonstrar atenção e consideração pelo outro, assumindo atitudes de respeito à propriedade alheia e direto do outro.
· Tempo
- perceber a ordenação / duração / sucessão de acontecimentos;
- perceber que as pessoas e os demais seres vivos se transformam com o tempo.
· Espaço
- estabelecer relações entre vizinhança, amizade e trabalho;
- estabelecer relações entre distância percorrida, da casa à escola, em termos de perto, longe, e número aproximado de quadras;
- explorar espaços novos e cada vez mais amplos.
· Elementos Sócio-Culturais do Cotidiano
- reconhecer os símbolos nacionais;
- conhecer as dinâmicas do meio social em situações específicas como: eleições, processos de compra,venda e troca, campanhas de saúde, de solidariedade e educativas;
- conhecer seus direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
· Trabalho
- reconhecer na transformação do meio, o fruto do trabalho;· perceber a ação do homem sobre os recursos da natureza;
- conhecer processos de industrialização;
- identificar o valor dos diferentes tipos de trabalho – manual e intelectual.
4 4 - CIÊNCIAS NATURAIS
Ser Humano
- reconhecer as etapas da vida – crescimento e desenvolvimento e identificar a fase em que se encontra;
- conhecer o conceito de saúde;
- conhecer a importância da prevenção de acidentes e de doenças;
- conhecer a importância das vacinações como meio de prevenir algumas doenças próprias da infância;
· Animais
- observar o ciclo de vida dos animais (nascimento, crescimento, reprodução e morte);
- confrontar opiniões referente ao aprisionamento, maltratos e extinção de animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário