Seguidores deste Blog.

terça-feira, 1 de março de 2011

Plano de Ensino para o Pré

PLANO DE ENSINO PARA PRÉ-ESCOLA - 5 anos

1-COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
·                      Linguagem Oral
  • narrar histórias conhecidas;
  • interpretar e reproduzir histórias oralmente;
  • ampliar seu vocabulário e aprimorar sua fluência verbal – concordância;
  • cantar músicas conhecidas ou inventadas;
  • contar, recontar e reinventar histórias, a partir de situações vividas ou criadas;
  • expressar sentimentos, interesses pessoais, e opiniões durante as conversas informais e formais;
  • valorizar e empregar o diálogo como forma de explicitar conflitos e tomar decisões coletivas;
  • conhecer diferentes modalidades de linguagem: poesia, quadrinha, provérbio, narração, piada, brinquedo cantado, advinhas, trava-línguas, parlendas.

·                        Linguagem Escrita
  •   perceber a escrita como representação da fala e as letras como representação dos fonemas;
  • compreender que os caracteres da escrita correspondam a valores menores quais sílabas (antecipação quantitativa );
  • compreender que a letra que inicia cada escrita não é fixa nem aleatória: é uma das letras que corresponde ao valor sonoro da primeira sílaba da palavra;
  • elaborar sistematicamente uma análise dos fonemas das palavras que vai escrever;
  • conhecer, identificar e nomear as letras do alfabeto de forma contextualizada;
  • produzir a escrita no nível alfabético;
  • reconhecer e compreender a função social da língua escrita;
  • construir diferentes textos: informativos, narrativos, jornalísticos, literários e do seu cotidiano;
  • identificar e produzir palavras, frases com sílabas simples
·         Obs: Apresentar à criança todos os tipos de letra de maneira contextualizada; porém o trabalho com letra cursiva deverá ser iniciado após a maioria do grupo ter atingido o nível alfabético.

·                      Linguagem Sonora / Musical
  • criar e recriar novas músicas;
  • reconhecer tipos de sons naturais, artificiais e ruídos;
  • cantar e dramatizar histórias, músicas, etc.

·                      Linguagem Corporal
  • desenvolver a imaginação e a criatividade associadas ao movimento;
  • dramatizar de forma criativa;
  • dramatizar com recursos: fantoche, sombra, máscaras, livros e marionetes.

·                     Linguagem Artística
  • manipular, criar e construir com diferentes materiais: massa, tinta, argila, papel machê;
  • utilizar técnicas plásticas tais como desenho, modelagem recorte, colagem, impressão e pintura;
  • produzir desenhos explorando a fase esquemática.

2-RACIOCÍNIO LÓGICO – MATEMÁTICO 

                     Classificação
  • agrupar elementos segundo os atributos;
  • adquirir noção de pertinência;
  • classificar por negação;
  • descobrir atributos não evidentes entre objetos;
  • perceber características físicas como atributo, e o número de variáveis do atributo levantado.

·                     Seqüência
  • promover situações em que a criança: estabeleça seqüência temporal considerando dias da semana, semana do mês, meses do ano e ano.

·                     Seriação
  • organizar séries de elementos segundo seus atributos em ordem crescente e decrescente;
  • quantificar séries;
  • realizar construção conjunta de várias séries.
·                     Medida
  • comparar comprimentos / capacidade / altura / distância e peso dos objetos, utilizando diferentes recursos ( corpo, barbante, passos, régua, etc. );
  • realizar construções no mesmo nível de um modelo;
  • realizar construções em desnível.e)Tempo· promover situações em que a criança estabeleça relações de temporalidade considerando espaço e tempo vivido e percebido (ontem, hoje e amanhã).

·                    Espaço
  • favorecer situações em que a criança possa identificar e comparar a situação dinâmica dos objetos / pessoas em relação aos conceitos de lateralidade, posição e distância.

·                        Número
  • compreender a funcionalidade da escrita dos numerais ( talão de cheques, telefone, placa de carro, etc. );
  • identificar signos numéricos;
  • reconhecer e corresponder quantidades;
  • corresponder numerais às quantidades;
  • identificar diferentes formas de agrupamento;
  • pensar e verbalizar logicamente um determinado fato ou operação;
  • identificar, concretamente, a adição como situação- problema que envolve a idéia de juntar;
  • identificar concretamente, a subtração como situação-problema que envolve a idéia de tirar, comparar ou de completar;
  • identificar, concretamente a divisão como situação-problema que envolve a idéia de separar uma coleção em grupos, com o mesmo número de objetos.

3-CIÊNCIAS SOCIAIS

·                     Grupo Social
  • reconhecer suas possibilidades em casa e na escola;
  • conhecer percurso de casa até a escola;
  • identificar as relações existentes entre as pessoas ( parentesco, amizade, trabalho estudo);
  • identificar a origem da família e procedência;
  • conhecer aspectos da vida rural e urbana;
  • perceber a existência de diferentes modelos de família e de diversos valores e costumes;
  • compreender a história da escola, a organização e funcionamento da mesma;
  • demonstrar atenção e consideração pelo outro, assumindo atitudes de respeito à propriedade alheia e direto do outro.

·                       Tempo
  • perceber a ordenação / duração / sucessão de acontecimentos;
  • perceber que as pessoas e os demais seres vivos se transformam com o tempo.

·                        Espaço
  • estabelecer relações entre vizinhança, amizade e trabalho;
  • estabelecer relações entre distância percorrida, da casa à escola, em termos de perto, longe, e número aproximado de quadras;
  • explorar espaços novos e cada vez mais amplos.

·                       Elementos Sócio-Culturais do Cotidiano
  • reconhecer os símbolos nacionais;
  • conhecer as dinâmicas do meio social em situações específicas como: eleições, processos de compra,venda e troca, campanhas de saúde, de solidariedade e educativas;
  • conhecer seus direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

·                      Trabalho
  • reconhecer na transformação do meio, o fruto do trabalho;· perceber a ação do homem sobre os recursos da natureza;
  • conhecer processos de industrialização;
  • identificar o valor dos diferentes tipos de trabalho – manual e intelectual.

4 4 - CIÊNCIAS NATURAIS 
                        Ser Humano
  • reconhecer as etapas da vida – crescimento e desenvolvimento e identificar a fase em que se encontra;
  • conhecer o conceito de saúde;
  • conhecer a importância da prevenção de acidentes e de doenças;
  • conhecer a importância das vacinações como meio de prevenir algumas doenças próprias da infância;

·                      Animais
  • observar o ciclo de vida dos animais (nascimento, crescimento, reprodução e morte);
  • confrontar opiniões referente ao aprisionamento, maltratos e extinção de animais.

Nenhum comentário: