Seguidores deste Blog.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Curso de extensão


CURSO DE EXTENSÃO
NOVAS FORMAS DE ABORDAGEM DE APRENDIZAGENS

Coordenação: Drª Maria Nestrovsky Folberg

Desenvolvimento
Conteúdo
Ministrantes

Discutir a questão do papel ao qual o professor está sendo evocado
O professor, o educador, o terapeuta: a quem se dirigir?

Karine Pereira – Pedagoga e Mestranda em Educação e Psicanálise /UFRGS

Desenvolver o conhecimento acerca da função paterna e da função materna no processo de aquisição da linguagem escrita na escola

O processo de aprendizagem e a importância da função materna e da função paterna

Márcia Vitorello – Psicóloga, Mestre em Psicologia e Doutoranda em Educação e Psicanálise /UFRGS

Letícia Figueiredo – Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e Proponente da Escola de Estudos Psicanalíticos

Discutir a função social da escola e suas possibilidades na estruturação psíquica do sujeito

A escola como lócus de instalação social do sujeito

Dr. Ernesto Söhnle Jr. – Psicanalista

Drª Rose Maria de Oliveira Paim – Psicanalista, Prof.ª da UFRGS, Integrante do NEPPE/PPG-Edu e Pós-Doutoranda em Educação e Psicanálise /UFRGS
Destacar a importância do desejo para as diferentes aprendizagens
O desejo de aprender e emergência de um sujeito

Dalva Leonhardt – Psicopedagoga

Nilce Cardoso – Professora de Física, Psicopedagoga, Psicanalista e Membro da Escola de Estudos Psicanalíticos

Compreender a questão da resiliência no contexto escolar


Princípio do prazer e princípio da realidade no desenvolvimento infantil

Luciane Pegoraro – Psicóloga e Mestranda em Educação e Psicanálise /UFRGS

Desenvolver a pertinência do verbal e do não-verbal em sala de aula

O corpo na psicomotricidade: linguagem verbal e não-verbal

Celso Luiz Mastrascusa – Prof. de Educação Física, Psicomotricista Relacional, Mestre e Doutorando em Educação e Psicanálise /UFRGS
Conceituar a psicopatologia na aquisição da leitura e da escrita

Psicopatologias na leitura e na escrita

Viviane Silveira – Psicanalista, Psicóloga, Mestre em Psicologia, Doutoranda em Educação e Psicanálise e membro da Escola de Estudos Psicanalíticos

Público alvo: Psicopedagogos, Psicólogos e Professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Duração: 42 h/aula
                 Setembro a dezembro de 2011.

Cronograma:
                       10 e 24 de setembro;
                        08 e 22 de outubro;
                        05 e 19 de novembro;
                        03/dezembro

*Os encontros serão quinzenais, aos sábados: manhã, das 8h30 às 11h30, e tarde, das 14h às 17h.

Local: Escola de Estudos Psicanalíticos
             Faculdade de Educação - UFRGS

Inscrições: Escola de Estudos Psicanalíticos
         Rua Miguel Tostes, 949 – sala I – Rio Branco/Porto Alegre

Investimento:
Inscrição nos 7 módulos: R$ 200,00
Inscrição por módulos individuais: R$ 30,00 (cada um)

Referências Bibliográficas:
BALBO, Gabriel; BERGÈS, Jean. Psicose, autismo e falha cognitiva na criança. Porto Alegre: CMC, 2003.
BERGÈS, Jean O jogo de posições da mãe e da criança: ensaio sobre o transitivismo. Porto Alegre: CMC, 2002.
____________; BERGÈS-BOUNES, Marika (Orgs.). O que aprendemos com as crianças que não aprendem. Porto Alegre: CMC, 2008.
BERGÈS-BOUNES, Marika; CALMETTES-JEAN, Sandrine (Orgs.). A cultura dos superdotados? Porto Alegre: CMC, 2010.
CYRULNIK, Boris. Falar de amor à beira do abismo. São Paulo: Martins Fontes.
LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed, 1998.
LAPIERRE, Andre. Da psicomotricidade relacional à análise corporal da relação. Curitiba: Ed. UFPR, 2010. 
MASTRASCUSA, Celso Luiz. O silêncio da criança. Porto Alegre: Letra e vida Editora Suliane, 2011.
PAIM, Rose Maria de Oliveira. Mulher@Desejo: a Procura do Objeto Amoroso. Porto Alegre:Evangraf, 2008.

Nenhum comentário: