Seguidores deste Blog.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Compartilhando sonhos e emoção!!

Preciso compartilhar com vocês um sentimento que me invade a alma e o coração...
Estive ontem num evento, uma abertura oficial de ano letivo de uma escola. Uma grande escola por sinal. 
Este evento me fez refletir, me fez ver e pensar que a cada dia que passa percebo que o tempo não volta, e que os dias que escolhemos não fazer nada, ou que as coisas que deixamos para fazer mais tarde, ou mesmo nem fazer, assumem um certo ar nostálgico em nossas vidas quando percebemos que poderíamos ter feito tais coisas antes... mas o que eu estou falando? quantos rodeios... 
Pois é! Quando traço uma linha do tempo da minha vida, percebo que descobri minha vocação um pouco tarde demais, com certeza algumas pessoas não irão concordar comigo,  outras sim, mas é assim que eu estou vendo minha vida profissional agora. 
Andei por tantos lugares, conheci pessoas que jamais esquecerei, trabalhei em tantas empresas, compartilhei meus saberes com tantas equipes, aprendi tantas coisas com pessoas que só tenho a agradecer. Sou o que sou porque absorvi aprendizagens, vivenciei momentos inesquecíveis com pessoas maravilhosas que não hesitaram em compartilhar seus saberes. Mas depois dessas andanças todas, voltei ao começo,  retornei ao ponto onde parei, entrei numa faculdade e me formei pedagoga aos 50 anos. 
E é latente em mim um sonho! 
Sonho em fazer parte de uma equipe de educadores numa grande escola, ou nem tão grande assim... que pretensão a minha... mas sonho trabalhar numa escola onde eu seja reconhecida e tratada com respeito, com dignidade, onde meu salário e meu trabalho não sejam uma exploração, sonho encontrar amigos de profissão, gente que veste a camisa, que trabalha com garra, que é apaixonada pelo que faz, sonho em fazer parte de uma equipe que trabalhada unida e pelo mesmo ideal,  conhecer pessoas que querem educar crianças, jovens, adultos, porque não? 
Mas me falta experiência, a experiência que tenho é de vida, é de mãe, de educadora, (porque já eduquei meus filhos), mas não tenho experiência como professora! 
Mais alguns anos me aposentaria em outra profissão. Mas não me aposentarei como professora, pois nem sequer iniciei nesta profissão. Queria tanto ensinar, ensinar e  aprender com os pequenos, somar mais algumas lembranças inesquecíveis... 
Preciso de oportunidade, preciso encontrar em meu caminho alguém que confie em mim, que acredite que sou capaz, alguém que me dê oportunidade de mostrar como sou competente, carinhosa, como sou amorosa, que me dê oportunidade de mostrar que posso ser e fazer! 
Mas concorrer com tantas jovens professoras que chegam no mercado de trabalho é cruel. Elas são tantas, e também querem mostrar serviço, algumas competentes também, outras deslumbradas, algumas atrapalhadas querendo mostrar a teoria que aprenderam, mas muitas concorrendo no mercado de trabalho. E eu, como posso concorrer com as jovens cheias de disposição? 
Me sinto talvez um pouco frustada, e a pergunta sempre me vem à mente: porque não comecei antes? teria sido mais fácil, teria sido ...
Não posso e nem quero desisitir dessa luta, quero e vou ser uma professora brilhante, uma educadora que faz a diferença!!  
Já pensei até em ter minha própria escola, seria ideal, pois tudo aquilo que abomino, que vejo de errado em tantos lugares jamais faria, ou será que as pessoas pensam assim quando abrem seu negócio e depois mudam de idéia, se deslumbram com o poder, ah não ... eu não faria isso! Quanta gente deslumbrada já passou pelo meu caminho, quanta gente com poder em alta, "eu mando"... 
Isso me faz lembrar da minha juventude, eu sempre quis mudar o mundo, rsrsrs! Acho que continuo querendo, e porque não? não é possível ficar impassível diante de tanta barbárie, mas este é um outro capítulo.

Nenhum comentário: