Seguidores deste Blog.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Parâmetros para o Aprendiz do Século 21 -

Para que possamos compreender quem é o aprendiz deste século, o Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) acaba de traduzir para a língua portuguesa o documento Standards for the 21st – Century Learner ou Parâmetros para o Aprendiz do Século 21, elaborado pela Associação Americana de Bibliotecários Escolares (American Association of School Librarians), e publicado pela Associação Americana de Bibliotecas (American Library Associarion).

O documento, de oito páginas, define as competências informacionais indispensáveis ao aprendiz do nosso século, propõe a transformação da aprendizagem passiva para a ativa, e estabelece que é na biblioteca da escola – por oferecer acesso democrático aos recursos e ferramentas necessários para a aprendizagem –, onde podemos aprender a lidar melhor com a informação: matéria-prima para a criação de novos conhecimentos. Por outro lado, tradicionalmente reconhecida como o espaço da leitura por excelência, a biblioteca precisa ir além de ações meramente de incentivo à leitura para desempenhar plenamente sua função.

Capacitação informacional é o conjunto de competências necessárias para acessar, interpretar, selecionar e utilizar a informação de forma ética e criativa. É o que dará condição ao estudante de aprender ao longo da vida e de enfrentar novas situações e desafios num mundo de mudanças tão rápidas e impactantes como o atual. De acordo com os Parâmetros para o Aprendiz do Século 21, a noção de capacitação informacional evoluiu da simples definição “uso de fontes de referência" para "localizar informação”. Competências múltiplas, inclusive a digital, a visual, a textual e a tecnológica somaram-se à capacitação informacional como cruciais para o aprendiz do nosso século.

Assista ao filme acima.  Pense e reflita. Que tipo de professor você quer que o seu filho tenha? Infelizmente muitos professores não sabem nem ligar um computador, desconhecem a maioria das tecnologias atuais e não se interessam em rever suas metodologias educacionais, estão desconectados da era digital e impedem que seus alunos usem a maioria desta parafernália toda. Porque? por medo de se sentirem inferiores aos seus alunos. Crianças de 3, 4 anos manuseiam com facilidade I-Pods, Celulares, Netbooks entre outros, a maioria dos jovens possuem Blogs, emails. E os professores? Alguns morrem de medo de se aproximar de um PC. Esta mais que na hora de rever seus conceitos!! Pense e Reflita! (Engage-me) Envolva-me, me ensine a pensar!!

Nenhum comentário: