Seguidores deste Blog.

domingo, 9 de janeiro de 2011

ARTES VISUAIS

A Profissão

A atuação do educador de Artes Visuais propõe o desenvolvimento adequado da fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que através do conhecimento profundo das Artes Visuais, desenvolva a sensibilidade, a reflexão, o potencial criativo e o espírito crítico, pesquisar, criar e integrar projetos artísticos, voltados ao desenvolvimento do potencial criativo, da reflexão e da cultura visual.

Campo de Atuação

O curso superior de licenciatura em Artes Visuais forma profissionais capacitados para atuarem como docentes de instituições de Ensino Públicas e Privadas, habilitados também a empreender estudos de pós-graduação.

Perfil do Curso

O Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNIASSELVI tem na própria gênese da instituição um posicionamento estratégico, pois as pessoas que o conceberam, perceberam a profunda necessidade de um curso de Licenciatura moderno e eficiente para formar docentes licenciados em Artes Visuais, plenamente habilitados para a docência na Educação Básica junto à disciplina de Artes.  

Missão
A concepção do curso de Licenciatura em Artes Visuais foi desenvolvido com a intenção de formar um profissional para atuar na docência, cuja formação fizesse parte não só os aspectos educativos e técnicos do seu trabalho, mas também a formação relacionada com sociedade. Influenciam a atividade, a compreensão da importância e do impacto de seu trabalho na sociedade, bem como o conhecimento dos métodos utilizados na educação das Artes Visuais.

Objetivos

Geral
Formar docentes licenciados em Artes Visuais, plenamente habilitados para a docência na Educação Básica junto à disciplina de Artes.

Específico
* Desenvolver fundamentação teórico-metodológica das linguagens artísticas;
* Conhecer a natureza das Artes Visuais e sua significação para a representação social;
* Pesquisar, criar e integrar projetos artísticos, voltados ao desenvolvimento do potencial criativo, da reflexão e da cultura visual.

Perfil Profissional
O perfil desejado do egresso do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNIASSELVI preconiza um profissional competente interculturalmente. Para tal perfil, serão enfatizadas competências e habilidades relativas às Artes Visuais e o ensino de Artes, tal qual está descrito na Resolução nº1 de 16 de janeiro de 2009 e na nas Diretrizes Curriculares Nacionais referentes à Formação de Professores para a Educação Básica:

•interagir com as manifestações culturais da sociedade na qual se situa, demonstrando sensibilidade e excelência na criação, transmissão e recepção do fenômeno visual;

•desenvolver pesquisa científica e tecnológica em Artes Visuais, objetivando a
criação, a compreensão, a difusão e o desenvolvimento da cultura visual;

•atuar, de forma significativa, nas manifestações da cultura visual, instituídas ou emergentes;

•atuar nos diferentes espaços culturais, especialmente em articulação com
instituições de ensino específico de Artes Visuais;

•estimular criações visuais e sua divulgação como manifestação do potencial
artístico, objetivando o aprimoramento da sensibilidade estética dos diversos atores sociais;

•estimular o processo de construção de conhecimentos, habilidades e valores em interação com a realidade e com os demais indivíduos, no qual são colocadas em uso capacidades pessoais;

•promover atividades de enriquecimento cultural, social, científicas e tecnológicas contemplando as diversidades;

•incentivar e aprimorar práticas investigativas;

•interagir com o meio social e escolar de forma a estruturar conceitos artístico-culturais;

•desenvolver a sensibilidade, a reflexão, o potencial criativo e o espírito crítico;

•atuar como docentes de instituições de Ensino público e privado;

•empreender estudos de pós-graduação.

Nenhum comentário: