Garrafas sensoriais são garrafas plásticas, do tamanho que se desejar, desde que sejam transparentes, preenchidas com objetos que despertem a curiosidade da criança, que despertem o desejo de observação, de cor, movimento, forma, em seu interior, quando misturados à água forem sacudidas e produzirem algum efeito. Normalmente se usa contas coloridas, glitter, estrelas e lantejoulas, água, sabão, tintas de todas as cores para que cada garrafa tenha um efeito ou uma cor.
Por que o termo sensorial? Relativo ao sensório, às sensações, aos sentidos. "O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas."(Uol Educação)
Não estou falando do simples utilizar mecânico dos sentidos. Ou seja, "Ah, que bom, vamos desenvolver visão e tato, talvez audição". Não se trata disso, vai muito além! As mudanças observadas ao mexer a garrafa, o interesse despertado, a alegria de perceber movimento e acomodação nos objetos, de acordo com o estado de descanso ou "sacolejos" dados pela criança. É o despertar da criatividade, de um estágio de observação intenso de nuances, cores, formas, transformações. É a possibilidade de observação aguçada e do toque, ao preencher, ela mesma as garrafas, quando a criança não é tão pequenina. Se for preenchida sem água, pode-se utilizar com diversos objetos que produzam diversos sons. (Auditivo)
Por que o termo sensorial? Relativo ao sensório, às sensações, aos sentidos. "O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas."(Uol Educação)
Não estou falando do simples utilizar mecânico dos sentidos. Ou seja, "Ah, que bom, vamos desenvolver visão e tato, talvez audição". Não se trata disso, vai muito além! As mudanças observadas ao mexer a garrafa, o interesse despertado, a alegria de perceber movimento e acomodação nos objetos, de acordo com o estado de descanso ou "sacolejos" dados pela criança. É o despertar da criatividade, de um estágio de observação intenso de nuances, cores, formas, transformações. É a possibilidade de observação aguçada e do toque, ao preencher, ela mesma as garrafas, quando a criança não é tão pequenina. Se for preenchida sem água, pode-se utilizar com diversos objetos que produzam diversos sons. (Auditivo)
É interessante deixar que a criança introduza os objetos na garrafa, esta será uma atividade prazerosa e educativa, visto que ela estará tocando, sentindo formas e texturas dos objetos utilizados. Porém o glitter, lantejoula e sabão, tinta, devem ser colocados por um adulto. Se a criança for muito pequena, a garrafa deve ser entregue a ela já pronta, para manuseio, para brincadeira, observação, para despertamento da curiosidade e percepção de cores, movimentos.
Imagine que interessante para ela ter garrafas de todas as cores: azuis, amarelas, vermelhas e poder fazer associações. Meus alunos diziam: a garrafa do sol, a garrafa do céu, era muito divertido para eles e eu sabia que não somente divertido, era educativo e amplamente instigante.
Imagine que interessante para ela ter garrafas de todas as cores: azuis, amarelas, vermelhas e poder fazer associações. Meus alunos diziam: a garrafa do sol, a garrafa do céu, era muito divertido para eles e eu sabia que não somente divertido, era educativo e amplamente instigante.
IMPORTANTE vedar muito bem a tampa desta garrafa! Use cola de secagem rápida e também envolva com fita adesiva, dando diversas voltas.
Você ficará impressionado em como as crianças sentem uma incrível atração pelas garrafas! Quando lecionei para a Educação Infantil, fiz as garrafas sensoriais também com diversas tonalidades de glitter colorido e água. Eles trocavam as garrafas entre si, se revezavam na observação, deitavam-se ao chão e giravam as garrafas e observavam, sorridentes, o movimento impressionante, o brilho e também o efeito do sol sobre as garrafas. Foram dias de muita alegria, pois as garrafinhas tornaram-se companheiras e queriam levá-las, inclusive, para o parquinho e para outras atividades rotineiras.
Experimente a garrafa sensorial com peixinhos coloridos cortados em eva e água misturada com guache azul + glitter azul.
Não deixe de experimentar, com certeza seus pequenos irão se divertir e o sensorial deles será amplamente estimulado!
Texto: Profª Elizabeth Freitas
http://planetaatividades.com
Garrafas com objetos coloridos diversos colocados pela própria criança:
http://www.pinkpistachio.com/its-not-a-glitter-wand/ |
Garrafa sensorial com palitos:
Garrafas com glitter:
http://www.inlieuofpreschool.com/hush-bottles-the-calm-down-solution/ |
Colorida:
http://wemadethat.blogspot.com.br/2012/08/wave-sensory-bottle.html |
Areia colorida
Diversos objetos e cores:
http://www.plainvanillamom.com/2012/05/sensory-bottles-for-little-ones.html |
Areia
http://georgia365.blogspot.com.br/2012/02/february-20-2012-make-it-monday-sensory.html |
Coloridas, com glitter etc
Outras lindas idéias:
http://natural-nester.blogspot.com.br/2012/01/sensory-bottles.html |
http://natural-nester.blogspot.com.br/2012/01/sensory-bottles.html |
http://www.makingtimeformommy.com/2013/01/04/reusing-items-for-learning-fun/sensory-bottles-blog-post/ |
http://www.parentphd.org/2012/03/sensory-bottles-and-sensory-bags-lets-talk-perception/ |
Veja o lindo efeito das camadas, dependendo do que é utilizado: glitter, cola, água, óleo, tinta...
http://tinyhandsbigideas.wordpress.com/2012/05/19/sensory-bottles/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário